Nossa causa

O Cerrado

Segundo maior bioma brasileiro, representa cerca de 25% do território nacional, além de abrigar aproximadamente 10 mil espécies de plantas e mais de mil de animais. Outra grande riqueza são seus recursos hídricos, abrigando nascentes das bacias Amazônica, do Prata e do São Francisco.

Apesar do seu tamanho e importância é um dos ambientes mais ameaçados do planeta. Dos mais de 2 milhões de km² de vegetação nativa, restam apenas 20% e, desses, somente 3% estão protegidos como unidades de conservação de proteção integral.

O descaso das políticas internas se reflete no conhecimento da população; para a maioria o Cerrado não passa de árvores tortas, secas e feias. Um conceito facilmente quebrado quando se tem a oportunidade de olhar mais atentamente e vislumbrar a imensidão de formas, cores e vidas que possui. Não é à toa que o Cerrado é considerado intencionalmente um hotspot, ou seja, uma área de alta biodiversidade e ameaçada no mais alto grau, sendo portanto, prioritária para a conservação.

Mapa do Cerrado