Blog

Tratadores do Parque participam de capacitação

31/03/2017

Quando um bebê apresenta alguma mudança de comportamento ou rejeita uma comida que ama, os pais logo sabem que algo está acontecendo. Sem a linguagem verbal, é a maneira de demonstrarem que alguma coisa não vai bem. Por incrível que pareça, um processo semelhante acontece no Parque Fioravante Galvani entre os animais e os três tratadores que atuam no criadouro.

Esses profissionais são responsáveis pelo tratamento diário das espécies e de seus recintos. Eles têm um contato muito próximo com os bichos, conhecem as características de cada indivíduo e conseguem perceber nuances de comportamento ou físicas que podem indicar algum problema com o animal. É o sinal amarelo para que a equipe técnica entre em ação para descobrir o que está acontecendo. “Esse contato próximo e a percepção do tratador muitas vezes fazem a diferença entre a sobrevivência e a morte de um animal”, diz Maria Fernanda Naegeli Gondim, médica-veterinária do Parque.

Não por acaso, quanto mais conhecimento e troca de informações os tratadores tiverem para aprimorar seu trabalho, melhores as condições dos animais silvestre nos criadouros. Por conta disso, visando inovar o treinamento, valorizar o trabalho dos profissionais envolvidos e agregar ainda mais conhecimento, o Parque Fioravante Galvani convidou o professor Paulo Anselmo Nunes Felippe (leia aqui a entrevista que fizemos com ele), especialista na área, para ministrar um curso específico para seus tratadores.

Realizada de 25 a 28 de março, a atividade teve como objetivo homogeneizar os conceitos e sedimentar rotinas de trabalho envolvendo o manejo dos animais, a biossegurança e a alimentação. “A capacitação levou ao aprimoramento das diversas funções por eles desempenhadas, sendo de fundamental importância para proporcionar condições adequadas à sobrevivência e bem-estar dos animais, além de garantir a segurança dos próprios tratadores e melhorar a qualidade de manejo dispensada às espécies”, diz Maria Fernanda.

Comentários

Deixe um comentário

Os campos com * são de preenchimento obrigatório.

0 comentário(s)

Nenhum comentário em "Tratadores do Parque participam de capacitação". Seja o primeiro a comentar!